Jornal Online

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Olimpíadas de Matemática

Atualmente, Olimpíadas de Matemática tem sido realizadas em 85 países e ocorrem em escalas nacional, regional e internacional. Se estruturadas de maneira apropriada, as Olimpíadas podem servir como um dos mais importantes instrumentos para a difusão da Ciência junto a jovens estudantes. Elas representam um relevante veículo para o aperfeiçoamento dos professores de ciências e muito contribuem para a descoberta de jovens talentos. Para atingir essas três metas, as Olimpíadas devem ser eventos de larga escala em cada país em vários níveis do ensino e em três diferentes etapas em cada um destes níveis. A primeira etapa deve ser bastante atraente e não muito difícil para os estudantes e seus professores, com muitos ganhadores e prêmios. A segunda etapa é reservada àqueles que se sobressairam na primeira fase. Finalmente a terceira etapa determina os melhores talentos os quais participam das competições internacionais e recebem bolsas para aprofundar seus conhecimentos científicos.
Tendo em vista a realização da primeira etapa prevista para o dia 08 de junho, nós professores de matemática da escola Viriato Bandeira estamos trabalhando com nossos alunos questões das Olimpíadas anteriores, buscando além de prepará-los ter momentos de aprendizagem e interação. O sorteio das questões a serem estudadas é feito com brincadeiras, para descontrair e tornar as aulas mais dinâmicas.
A aulas estão acontecendo no período vespertino das 13:30 às 15:30 horas.

Professoras: Carmem e Ilze



Momentos da Aula de Física

RELATÓRIO DA AULA DE FÍSICA - JOGO LÚDICO - PÁSCOA

No dia primeiro de abril de dois mil e dez, foi realizada uma aula diferenciada da disciplina de Física com as turmas dos 2° e 3º anos A/B da Escola Estadual Viriato Bandeira.
A professora Ilze Katsue Morita Melo caracterizada de coelha promoveu um jogo lúdico, organizando cada sala em grupos I e II, posteriormente passou as regras para os alunos, então o jogo teve início e no final além da nota de participação, os alunos foram premiados com um kit de páscoa (chocolate e pelúcia).
Pode-se notar que a motivação dos mesmos foi bastante significativa e ainda, que o trabalho em grupo, a atenção e a competitividade foram fatores chave para o sucesso da aula.
O ensino de física não pode ser baseado apenas em regras, cálculos e a aula tradicional, o profissional da área de exatas deve promover o gosto pela descoberta de novos caminhos para a resolução de um problema, construir junto com os alunos a relação conteúdo – cotidiano, incentivá-los a raciocinar, pesquisar, estimular sua criatividade e claro que um toque de bom humor é uma variável inevitável nas aulas.
Tudo o que é realizado nestas aulas está de acordo com a proposta do Ensino Médio Inovador no que tange ao estímulo na continuidade e melhoria da qualidade do estudo da nação brasileira.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Momentos do Projeto Calculando

Projeto "Calculando"

1.Objetivo
Essas atividades tem por finalidade auxiliar o desenvolvimento do raciocínio, atenção, conhecimento de determinado assunto e trabalho em equipe.
Interpretar as informações contidas no desafio, escrevendo-as na linguagem matemática;
Melhorar a compreensão de determinados conteúdos da matemática básica.

2. HABILIDADES:
Associar a compreensão do enunciado com a escolha adequada da técnica ou estratégia.
Interpretação, de raciocínio, de cooperação e de formulação de estratégias.
Desenvolver rapidez de raciocínio.
Desenvolvimento de atividades de forma colaborativa.

3.Procedimento
-As atividades serão semanais com encontros de 2 horas (13:30 às 15:30).
-As questões serão sorteadas uma de cada vez, sendo que serão utilizados métodos lúdicos para a realização do sorteio.
-De acordo com o grau de dificuldade de cada questão será atribuído a pontuação.
-Da mesma forma o tempo será de acordo com o grau de dificuldade de cada exercício.
-Os alunos serão divididos em quarteto sendo que cada grupo terá pelos menos 1 aluno de cada série do ensino médio.
-No quarto encontro serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar.
- O vencedor será(ão) o(s) grupo(s) que apresentar(em) o maior número de pontos.
O referido projeto teve início no dia 17 de maio do corrente ano
Professores: Carmem Sperling e Ilze Katsue