Jornal Online

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Projeto Calculando

Muito se discute atualmente sobre como ensinar matemática de forma eficaz e significativa. Este é, sem dúvida, o grande desafio dos professores preocupados com uma educação de qualidade.
Baseando-se nesse objetivo, é que os jogos são utilizados como estratégias para uma aprendizagem significativa. Durante o jogo o aluno tem a oportunidade de criar estratégias, colocá-las em ação, interagir com os demais alunos, expressar suas idéias e também aprender e fixar conceitos matemáticos.
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular a formulação de hipóteses, a elaboração de estratégias e a verificação dos resultados obtidos. Cabe aos professores, tornar essa tarefa o mais atrativa possível para o aluno, buscando estratégias que tornem o processo ensino aprendizagem uma atividade agradável, fazendo com que o aluno aprenda de forma natural, sem decorar e aplicar algoritmos ou simplesmente memorizar regras.
Com a utilização de jogos o professor estará propiciando um ambiente agradável para a aprendizagem. Através deles poderá explorar conceitos, reforçar conteúdos, testar conhecimentos já adquiridos e principalmente desenvolver a autoconfiança do aluno, quando na elaboração de estratégias para resolver um determinado “problema”. O jogo como instrumento de lazer é utilizado desde a antiguidade.
Além de repassar conhecimentos ao aluno, o papel da escola é bem maior, pois ela deve formar indivíduos participantes da sociedade, que necessitam interagir com as demais pessoas e, portanto, precisam desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e respeitar regras.
Os jogos podem ser utilizados para introduzir conteúdos, verificar a aprendizagem, fixar conceitos já estudados e resgatar conteúdos anteriores. Além disso, o ambiente escolar é favorecido pela utilização de atividades lúdicas. Essa prática irá melhorar o relacionamento entre os alunos e também entre alunos e professor. Serão reforçados valores de respeito, reciprocidade e confiança.
Pensando nisso nesta segunda-feira (07/06/2010) um grupo de alunos concluiu a 1ª etapa do Projeto “Calculando”. Consideramos que foram momentos de aprendizagem e interação.
A equipe vencedora foi a “Phoenix”, sendo que em 2º lugar ficou a equipe “Expert” e em 3º lugar a equipe “Ran”. Parabéns a todos os participantes.
Segue abaixo um slide com alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário