Jornal Online

quinta-feira, 15 de julho de 2010

RELATÓRIO DA AULA DE FÍSICA – O GLOBO DE PLASMA


Aos 13 de maio de dois mil e dez, foi realizada uma aula diferenciada da disciplina de Física com as turmas dos 3º anos A e B da Escola Estadual Viriato Bandeira.
Nesta aula foi utilizado o globo de plasma que se refere a uma montagem que reúne eletrônica e descarga em gases rarefeitos. A parte eletrônica prende-se a um circuito oscilador que produz altos potenciais elétricos capazes de, mediante o campo elétrico produzido, ionizar o gás rarefeito aprisionado no globo.
Todos os estudantes interagiram com o equipamento. Também foi feita uma experiência aproximando-se do globo uma lâmpada fluorescente onde os alunos viram na prática a influência do campo elétrico.
Posteriormente foi feita uma discussão a respeito do funcionamento deste material e da experiência, relacionando com os avanços tecnológicos concomitantes ao estudo da física e sua importância para os dias de hoje.
Pode-se notar que a motivação dos mesmos foi bastante significativa e ainda, o interesse pelo saber científico e o entrelaçamento do conteúdo com a prática foram fatores chave para o sucesso da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário